Com certeza você já se viu em uma situação frustrante ao desejar uma roupa maravilhosa e sair da loja com as mãos vazias porque a peça simplesmente não se adequou ao seu corpo. Sabe por que isso acontece? Porque o Brasil não possui uma padronização têxtil e, assim, cada confecção adota um tamanho. Simples assim: existem vários Pês, Emês, Gês e por aí vai, e não há uma preocupação com os biotipos brasileiros.
Há bastante tempo a mulherada reclama dessas dificuldades na hora de comprar uma roupa. Por isso mesmo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), encomendou uma pesquisa para descobrir qual o tipo de corpo predominante no País.
Foram dois anos de pesquisa e mais de 7 mil mulheres analisadas, que vestem do 34 ao 62, nas cinco regiões brasileiras. Resultado? 76% das brasileiras têm o corpo retangular, ou seja, busto, cintura e o quadril alinhados. E apenas 6% são do tipo ampulheta: cintura marcada, busto e quadril em proporção. Para a ABNT, o estudo mostra que a indústria têxtil está criando roupas baseadas em uma impressão e propõe novas tabelas e uma nova padronagem para as roupas femininas.
A Ouseuse, com certeza, é uma exceção à regra: desde que a marca foi fundada, sempre se preocupou em oferecer peças e modelos para atender todos os biotipos femininos, pois sempre teve consciência das diferenças dos corpos das mulheres brasileiras.
Para evitar que cada marca crie sua própria numeração, a etiqueta ideal teria como informação extra as medidas do busto, da cintura, do quadril e o comprimento das pernas. Para entender melhor, especificar dimensões em centímetro para cada biótipo, levando em conta desde o perímetro da cabeça, pescoço, passando pelos ombros, busto, cintura, quadril, costas, coxa, joelho, panturrilha até o tornozelo.
O levantamento apontou ainda que 8% das brasileiras têm o corpo triângulo, com o quadril bem mais largo que o tórax, sem cintura marcada e que 5% das mulheres do país têm a forma de um triângulo invertido: com o tórax mais largo que o quadril e 5% se assemelham a uma colher, com o quadril arredondado e bem maior que o busto e a cintura mais marcada.
Retangular: tórax, cintura e quadril estão alinhados uns com os outros
Colher ou Oval: circunferência do quadril é maior que a do tórax, e a lateral do quadril é bem marcada e arredondada
Ampulheta: proporcional no tórax e no quadril e cintura bem marcada
Triângulo: quadril é bem maior que o tórax, sem uma cintura marcada
Triângulo Invertido: circunferência do tórax é maior que a do quadril e a cintura não é marcada
Gostou deste post? Não se esqueça de um detalhe importante: a peça perfeita você encontra na Ouseuse. Por isso, entre agora em nossa loja virtual e faça boas compras.