Roupas íntimas e dermatite? Saiba o que fazer | Ouseuse® – Juruaia/MG
Blog

Roupas íntimas e dermatite? Saiba o que fazer

A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele proveniente da exposição a um agente que pode causar irritação ou alergia, e pode ser de dois tipos: a irritativa e a alérgica. Nos dois casos, a coceira é o principal sintoma e, apesar de não ser grave, pode incomodar muito. Por exemplo: se você tem coceira nas mamas ou na virilha, saiba que pode ser uma dermatite por conta do tecido da calcinha e sutiã que você usa. Roupas íntimas e dermatite? Saiba o que fazer.

Tecidos e dermatite

Se você perceber que, ao usar uma calcinha ou sutiã, aparecer vermelhidão, descamações, coceiras e brotoejas na pele, provavelmente esteja com dermatite de contato por conta do tipo de tecido dessas peças. Para ter certeza, fique atenta com o tipo de peça que está usando para perceber melhor a relação com os sintomas.

Os principais tecidos utilizados nas confecções de roupa íntima são o elastano, a renda a microfibra, o cotton e o algodão. Importante que você saiba que as peças feitas com tecidos sintéticos não são as mais recomendadas para o dia a dia. Isso porque elas acumulam odores da transpiração, pois retêm o suor e não deixam a pele respirar de maneira correta. Também são os mais propensos a causar dermatites.

E ao contrário do que muitos podem achar, os sintomas nem sempre aparecem apenas na virilha ou nas mamas. É possível que os sintomas da dermatite surjam longe do local onde as roupas íntimas entram em contato com a pele.

Qual o tecido ideal?

As calcinhas e os sutiãs confeccionados com tecidos 100% algodão são as ideais para o uso diário. Ao contrário dos sintéticos, os 100% naturais possibilitam a respiração da pele, absorvem a umidade corporal e normalmente são mais agradáveis ao toque – características perfeitas para evitar a dermatite de contato.

Roupas íntimas e dermatite: calcinhas Ouseuse em algodão

O tecido de algodão é uma fibra natural, mas aquece o corpo e não absorve o suor com eficiência. Já o tecido modal, fabricado a partir da casca de madeira, absorve o suor, tem respirabilidade, conforto térmico e antiodor. Por isso, esse tecido tem sido amplamente usado na confecção de roupas íntimas e é uma opção para o algodão, pois também oferece conforto e durabilidade.

Roupa íntima com elástico apertado

Outra coisa que você deve evitar é usar calcinhas e sutiãs com o elástico apertado. Além de causar desconforto, causa atrito com a pele, resultando em manchas escuras ou até mesmo varizes e celulite, além de favorecer irritação.

Alergia a metais

Se você mudou as suas roupas íntimas para os tecidos 100% algodão e ainda assim continua a ter dermatite, a causa pode estar não no tecido, mas nos metais usados nas peças. Por exemplo, o fecho do sutiã. Por isso, é importante que você fique atenta para perceber se é o tecido ou alguma peça de metal que está provocando a sua dermatite.

Mas é importante, caso a sua dermatite piore, procurar ajuda médica. Um dermatologista poderá ajudá-la a identificar melhor a causa do problema e recomendar o melhor tratamento.

E aí? Gostou de saber mais sobre esse assunto? E se depois de ler esse artigo você estiver a fim de alimentar seu guarda-roupa íntimo com calcinhas e sutiãs 100% algodão ou modal, a Ouseuse possui várias opções. Mas vale lembrar que todas as peças da marca possuem forro de algodão, algumas com o forro mais extenso em toda a parte da frente, justamente para evitar a dermatite.  Basta entrar aqui e conferir!