O Natal é uma ótima oportunidade para o comércio em geral. Mesmo com a crise econômica que afetou o poder de compra das famílias brasileiras, ainda assim houve um aumento nas vendas no varejo físico em comparação a 2020. De acordo com o Serasa, o Natal 2021 teve crescimento de 2,8% nas vendas. Mesmo sendo um número ainda tímido, é uma notícia para se comemorar.
Mas, com certeza, mesmo que as vendas de Natal tenham sido boas, sempre fica um estoque nas prateleiras, não é mesmo? Mas uma peça aqui e outra acolá não podem ficar de bobeira na prateleira. Então, vamos a uma dica valiosa: revendedora, aproveite janeiro e faça liquidações de seu estoque!
A exemplo da Ouseuse, que todos os anos oferece o Outlet no mês de janeiro, você também pode – e deve – aproveitar esse período para vender o seu estoque e abrir espaço para as novidades. Pois vamos apresentar algumas dicas que, com certeza, irão ajudá-la a vender mais e aumentar seu faturamento.
Mas, antes de sair liquidando, é preciso que você tenha uma estratégica bem definida, tanto para atrair clientes quanto para vender as peças certas. Lembre-se: a comunicação também é importante, pois muitas pessoas não gostam de comprar nessa época do ano. Então, você precisa impactar para atrair clientes – inclusive novos!
Para definir suas estratégias, é fundamental prestar atenção nestes detalhes:
– Defina quais os produtos que você deseja vender, tomando o cuidado para não incluir lançamentos na liquidação! Ao verificar o estoque, você deve aproveitar para conferir os produtos que tiveram mais aceitação dos clientes. Essa é uma oportunidade para você programar suas próximas compras.
– Defina de forma clara os descontos que serão oferecidos aos clientes e divulgue de forma a chamar a atenção. Normalmente, as liquidações apresentam descontos vantajosos (a Ouseuse, por exemplo, está com até 70% de desconto), mas você pode criar outras promoções, como “desconto na segunda peça”; “compre dois e leve três”; “nas compras acima de R$ 200,00 ganhe um brinde” e outras.
– Se você tiver loja física, os produtos selecionados para a liquidação devem ficar em destaque em sua vitrine e na exposição interna da loja.
– Sempre tenha o período de liquidação definido e divulgue de maneira clara. Se você criar regras para determinados descontos, como a proibição de trocas, por exemplo, procure informá-las também durante o atendimento.
– Tenha definido o público-alvo da sua campanha.
– Faça um controle de estoque e das vendas para verificar se o resultado esperado foi alcançado.
Com as estratégias definidas, hora de colocar em prática a liquidação de janeiro. Agora, vamos a algumas dicas para você realizar uma ótima campanha!
1 – Liquide os itens que estão a mais tempo nas prateleiras.
2 – Avise seus clientes: de nada adianta planejar uma liquidação de janeiro incrível, se o seu público não ficar sabendo, não é mesmo? Por isso, avise seus clientes nas redes sociais e em outros canais (WhatsApp, E-mail Marketing etc). Se preferir, faça também a divulgação em impressos.
3 – A comunicação da sua campanha de Liquidação de Janeiro precisa ser criativa e atraente! Seja em loja física ou não, os clientes devem estar dispostos a comprarem seus produtos.
Caso você tenha uma loja física, dê uma atenção especial à vitrine: organize a exposição dos produtos de uma forma prática e harmônica e anuncie o valor dos descontos já nesta área da loja, para que o seu público entenda rapidamente a sua mensagem.
Se você revende seus produtos de porta em porta, não deixe de utilizar as redes sociais e o WhatsApp para apresentar a liquidação a seus clientes, ok? Essas ferramentas são superimportantes.
4 – O atendimento é sempre um ponto que deve ser bem observado! Mesmo que seus produtos estejam com descontos, o consumidor pode evitar a compra quando mal atendido.
Por isso, preste atenção na qualidade do atendimento. Aproveite o período de forma bem positiva quanto a esse item, pois provavelmente surgirão novos clientes! É o momento certo de conquistá-los para que voltem a comprar de você!
Bora vender mais?! Pois não perca essa oportunidade de faturar mais e se preparar para as novidades! Mas lembre-se: a Ouseuse está com uma liquidação incrível pra você renovar o seu estoque! Para conferir, basta entrar aqui!