O que esperar do consumo de moda para 2022? | Ouseuse® – Juruaia/MG
Blog

O que esperar do consumo de moda para 2022?

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas na sociedade. O isolamento forçado provocou muito mais do que a preocupação com a saúde. As pessoas passaram a questionar o seu estilo de vida, o meio ambiente, suas relações pessoais e profissionais. O que se come e o que se veste. E um questionamento importante para nós: o que esperar do consumo de moda para 2022?

Na verdade, é bom deixar claro que muitas das mudanças ocorridas no setor de consumo já eram previstas pelos especialistas. A pandemia só fez acelerar o processo. Para o mundo dos negócios, seja ele de pequeno ou grande porte, é essencial entender as mudanças dos consumidores e se adaptar aos novos tempos.

Para nós, que trabalhamos com moda, é preciso muito mais atenção. E para ajudá-la, vamos mostrar quais os tipos de consumidores estão vindo por aí para que você saiba o que fazer. Vamos lá?

Moda e pandemia

Como já foi dito acima, as mudanças no consumo no geral, e particularmente na moda, já eram esperadas pelos especialistas. Inclusive, já abordamos aqui em nosso blog sobre as mudanças ocorridas na moda por conta da pandemia.

O bureau de pesquisa de tendências WGSN publicou recentemente uma pesquisa com as projeções de consumo para 2022 e adiante. Uma coisa é certa: com a aceleração das mudanças, a indústria da moda precisa se adaptar rapidamente.

Conexão emocional

A pesquisa mostra que 2022 irá marcar o início da década conectada. Você pode estar se perguntando: ainda mais? A diferença é que hoje somos conectados em relação a informações, mas as pessoas vão começar a procurar pelo contato emocional digital. Ou seja, elas vão desenvolver a empatia e sintonizar os seus sentimentos com quem está mais próximo, tanto física quanto digitalmente.

Consumidor conectado

De acordo com a pesquisa do WGSN, os questionamentos trazidos pela pandemia geraram uma ansiedade maior nas pessoas. Por outro lado, haverá também uma busca pelo desenvolvimento da inteligência emocional e da resiliência. Dessa forma, haverá uma valorização muito grande da capacidade de se adaptar a adversidades, superar obstáculos e manter-se positivo mesmo em situações instáveis ou negativas.

A partir de 2022, os consumidores irão valorizar as marcas e as personalidades que transmitam sentimentos verdadeiros, ao contrário do que acontece nas redes sociais atualmente. A pesquisa definiu três tipos de novos consumidores: os Estabilizadores, os Comunitários e os Novos Otimistas. Vamos entender um pouco sobre cada um deles.

Os Estabilizadores

Os consumidores Estabilizadores sentem-se sobrecarregados e exaustos, portanto, priorizam a estabilidade, a tranquilidade e a praticidade. Eles estão começando a entender que o melhor é aceitar a realidade e parar de ser perfeitos e muito produtivos. Por isso, vão desejar uma vida mais equilibrada e mais lenta, com valores mais simples. Ao fazer compras, eles vão desejar um comércio mais calmo e unificado (omnichannel).

Os Estabilizadores são aquelas pessoas que preferem descomplicar o processo de tomada de decisão.  Assim, elas vão preferir lojas com menos produtos expostos, designs mais objetivos, limpos e minimalistas. Além disso, se interessam por produtos, ambientes e serviços que proporcionem calma e conforto.

Os Comunitários

Já os consumidores Comunitários tendem a ser pessoas solidárias, conscientes, ambientalistas, workaholics equilibrados e buscam maior qualidade de vida. Também desejam desacelerar, porém irão valorizar suas comunidades e o comércio local. Eles desejam a redução do consumo e da jornada de trabalho, pois acreditam nos benefícios dessas medidas para o planeta e para a felicidade pessoal.

Como conquistar os Comunitários? Por meio do reaproveitamento de produtos e materiais, de iniciativas sustentáveis, do comércio justo e da valorização das cidades do interior.

Os Novos Otimistas

Os consumidores Novos Otimistas são ativistas, sociáveis, superconectados, aventureiros, alegres, confiantes e possuem uma mentalidade coletiva. Pertencem a diferentes gerações e regiões, mas possuem como principal elemento em comum o “apetite voraz pela felicidade”.

Os Novos Otimistas valorizam a inclusão social e a representatividade, gostam de celebrar as pequenas conquistas e ocasiões, e curtem investir em experiências. Este grupo adora tecnologia e redes sociais. Por isso, para atraí-lo, são necessárias ações como live streamings, comércio em tempo real e experiências em realidade aumentada ou virtual.

Parece um pouco complicado? Pois não se assuste! Como já dito, essas mudanças já eram esperadas! O melhor a fazer é entender os novos perfis de consumidores e se preparar da melhor forma possível! Como revendedora Ouseuse, seja sempre otimista!  Ah! Mas lembre-se de ter sempre novidades para oferecer a seus clientes!