Meditação: técnica que traz alívio e bem-estar em tempos de pandemia | Ouseuse® – Juruaia/MG
Blog

Meditação: técnica que traz alívio e bem-estar em tempos de pandemia

A situação não está fácil para ninguém. As sensações de impotência, medo, frustação e insegurança têm levado muitas pessoas a um quadro de ansiedade e estresse muito grande. Não é para menos, afinal, a Covid-19, além do espectro da doença, afetou também a economia do país. Pois hoje a nossa dica é para ajudar você a relaxar com a meditação, técnica que traz alívio e bem-estar em tempos de pandemia.

A meditação é uma prática muito antiga, com origem nas tradições orientais, e está especialmente relacionada às filosofias da yoga e do budismo. Os mais antigos relatos sobre meditação vêm da China e da Índia e datam de cerca de 1.500 a.C. Com o budismo, em 500 a.C., a meditação ganha um influente representante.

O que é meditação?

O termo meditação é muito utilizado nos dias atuais, mas poucas pessoas sabem realmente o seu significado e objetivo. Para começar a entender, a palavra “meditar” vem do latim “meditatum”, que significa “ponderar”. Mas a definição mais comum vem do latim “meditare”, que pode ser traduzido como “estar em seu centro”, “voltar-se para o centro”.

A prática de meditação tem o objetivo de proporcionar relaxamento corporal, diminuir a respiração e levar o praticante a um estado de paz, calma e tranquilidade, tanto física quanto mental. Para meditar, alguns aspectos são necessários: concentração e atenção em algum foco, seja interno (como a observação da respiração) ou externo (como algum som ou cheiro).

Ao meditar, a pessoa terá foco o momento presente e, assim, se desligará de distrações e pensamentos. Quanto mais focada a mente, menos perturbações e desequilíbrios, o que possibilita o desenvolvimento de um estado emocional e mental mais equilibrado, com a diminuição do sofrimento psicológico e potencialização de aspectos positivos.

Benefícios da meditação

Se você tem dúvidas sobre os benefícios da meditação, pode tirar o cavalinho da chuva, com diz o velho ditado popular. A ciência aponta que a meditação traz muitos benefícios às pessoas.

– Redução de estresse;

– Diminuição de sintomas depressivos;

– Controle da ansiedade;

– Potencialização do autoconhecimento e da autoestima,

– Desenvolvimento do foco nas atividades;

– Redução da perda da memória;

– Ampliação das emoções positivas;

– Redução de vícios;

– Melhora do sono;

– Benefícios em relação a doenças crônicas.

O que é preciso para meditar?

Uma das grandes vantagens da meditação é que é uma prática acessível, não necessita de equipamentos e pode ser feita de forma gratuita. Com a tecnologia, é possível encontrar aplicativos, vídeos no YouTube e grupos virtuais para praticar a meditação.

Mas tem mais: a meditação pode ser realizada em poucos minutos e só precisa de um local silencioso e onde você se sinta confortável. Não há limitação de idade para meditar, ela pode ser praticada por crianças, adultos e idosos. Fácil, não é mesmo?

Meditação na prática

Existem vários tipos de meditação. Entre elas estão a Mindfulness, a Transcendental, a Raja Yoga, a Vipassana e a Zazen. Se você está se perguntando qual delas escolher, relaxa. Não existe uma melhor do que a outra. Mas é bom conhecer cada uma para você praticar aquela que lhe dá mais sentido.

Vamos dar início à meditação? Pois seguem três maneiras simples para você começar a praticar agora mesmo. Você vai perceber que essas formas são complementares, ou seja, você pode começar tentando apenas uma, mas, com o tempo, pode combiná-las sem problema algum. Além disso, uma música relaxante pode ser adicionada para ajudar no relaxamento.

– Observação: sente-se em um lugar calmo, feche os olhos, afaste-se de sua mente e observe seus pensamentos. Não os julgue ou os persiga; simplesmente deixe-os entrar e sair, enquanto você assiste de uma perspectiva externa.

– Silêncio: sente-se, feche os olhos e ouça o silêncio ao seu redor. Se por acaso o ambiente ficar barulhento, você também pode se concentrar em seus sons, isso também é uma forma de mindfulness (atenção plena).

– Respiração: sente-se, feche os olhos e inale profundamente a barriga, depois expire lentamente. Concentre-se na sensação de sua respiração enchendo seu corpo e depois esvaziando-se. Todo o foco vai para o movimento que a respiração gera em seu corpo.

Gostou de saber mais sobre meditação? Pois esperamos que você comece a praticar o mais rápido possível e, assim, ajude a si mesma a ficar mais tranquila e menos ansiosa!