Fique atenta às tendências aos novos hábitos de consumo | Ouseuse® – Juruaia/MG
Blog

Fique atenta às tendências aos novos hábitos de consumo

Apesar da pandemia da Covid-19, o mercado varejista em 2022 já sente uma recuperação comparado aos dois anos anteriores. Entre os fatores que irão ajudar estão novas tecnologias, maior debate com a sociedade, mudanças no atendimento, jornada e experiência e novos hábitos de consumo. Hoje, vamos focar nesse último item, importante para quem quer ter sucesso nos negócios. Então, fique atenta às tendências aos novos hábitos de consumo.

Relatório da Euromonitor International, empresa global de pesquisa de mercado, aponta as dez tendências globais de consumo para este ano.  A pesquisa é baseada em um recorte anual, chamado “Top 10 Global Consumer Trends”, e mostra algumas tendências de comportamento do consumidor que ajudam a definir estratégias e planejamento nas tomadas de decisão. Vamos entender melhor?

  1. Consumo online

De acordo com a Euromonitor, os consumidores estão em busca de soluções criativas para comprarem os produtos que desejam. Com isso, há uma probabilidade de crescer em todo o mundo as alternativas para o comércio online, principalmente na busca por itens muito desejados.

  1. Sustentabilidade em alta

Nos últimos dois anos, o termo sustentabilidade ganhou uma proporção maior entre os consumidores. Com certeza, essa atenção já afeta as empresas, que precisam estar mais atentas quanto à venda e a produção de seus produtos.

A pesquisa da Euromonitor aponta o conceito de “eco-ansiedade”, mostrando que os consumidores estão mais atentos às mudanças climáticas e ao ativismo ambiental. A pesquisa também apurou que 35% dos consumidores globais reduziram suas emissões de carbono em 2021, o que mostra mudanças de hábitos no consumo.

  1. Consumidor mais digital, independentemente da idade

A inclusão digital foi acelerada com a pandemia, e os consumidores de todas as idades ficaram mais próximos do mundo online, principalmente os mais velhos: a pesquisa da ressalta que os idosos ficarão mais experientes tecnologicamente. As marcas, portanto, precisam se adaptar cada vez mais às necessidades desse público e adequar seus sites e comunicações.

  1. Educação financeira

A educação financeira está mais presente e, com isso, o consumidor está bem mais informado e aborda sem medo sobre finanças. Por isso mesmo, está mais disposto a ter uma gestão mais democrática de seu dinheiro. O relatório da Euromonitor mostra que mais da metade dos consumidores globais acredita que a economia mundial ficará mais estável nos próximos cinco anos.

Essas tendências mostram que também deve haver mudanças na gestão do consumo e o consumidor vai ficar mais atento ao pagamento dos serviços e produtos que adquire.

  1. Prioridade na saúde física e mental

A pandemia trouxe às pessoas o foco para a saúde física e mental. No mundo todo, milhares de pessoas adoeceram e sentiram os impactos da ansiedade e da depressão gerada pelo isolamento social.

Este ano será, de acordo com o Euromonitor, o momento da grande renovação da vida, com os consumidores ainda mais atentos ao crescimento pessoal e no bem-estar, algo que direciona muito os produtos e serviços que procuram. Será o momento de estar em paz consigo mesmo, refletindo esses hábitos nas compras.

  1. Metaverso

O ano começou com muitas empresas anunciando avanços tecnológicos para dar entrada no metaverso. Ao que tudo indica, as relações de consumo serão priorizadas no metaverso, já que ele funcionará como um grande acelerador de inovações e tecnologia. O mercado, com isso, aguarda um crescimento de ecossistemas digitais 3D e imersivos, bem como o aparelho necessário para isso.

  1. De olho nos produtos usados

Tanto por uma questão financeira quanto pela sustentabilidade, o consumidor está de olho nos produtos usados. Nos dois últimos anos, a venda e a compra de produtos de segunda mão já tiveram um alto crescimento e segue forte em 2022. Essa tendência mostra que o consumidor está atento em manter ou revender produtos parados em casa.

  1. Destaque para o campo

Com o conceito de anywhere office, há uma tendência de as pessoas quererem viver mais afastada dos grandes centros urbanos. A pesquisa mostra que os consumidores preferem lugares mais seguros, maiores, limpos e com maior contato com a natureza.

  1. Foco no amor-próprio

Da mesma forma que o consumidor está mais preocupado em comprar itens e serviços que priorizem a saúde mental, ele também está em busca hábitos que os valorizem, ou seja, o amor próprio. Ele quer abandonar a depreciação e valorizar o ser humano como íntegro.

Para a Euromonitor, os conceitos prioritários para os consumidores serão autenticidade, aceitação e inclusão. Por isso, o consumidor irá investir em um estilo de vida mais leve.

  1. O paradoxo da socialização

Após dois anos de isolamento, os consumidores estão reaprendendo a se sociabilizar. No entanto, a Euromonitor mostra que 76% dos consumidores globais estão mais cuidadosos ao sair de casa e essa tendência deverá ser um hábito duradouro.

A Ouseuse, sempre preocupada com as mudanças de comportamento, tem aliado as tendências da moda com os desejos do consumidor. Para isso, tem produzido novidades com peças que atendem essas demandas. O conforto, por exemplo, é um item cada vez mais solicitado, mas a marca não deixa de oferecer esses modelos na linha básica com cores que estão em alta, como os neons.  Entre em nossa loja virtual para conferir!

As tendências acima são importantes para o varejo como um todo, seja ele uma marca pequena ou grande. Portanto, entender os novos hábitos do consumidor irá ajudá-lo em seu negócio.  Esperamos que tenha gostado!