Para boa parte dos brasileiros, janeiro pressupõe curtir uma bela praia ou uma piscina para se refrescar do calor do verão! Os dias mais longos e quentes são propícios para esse lazer que é a cara do Brasil. Hora, portanto, de verificar em seu guarda-roupa os biquínis e maiôs! Mas essas peças precisam ter cuidados especiais para ficarem sempre bonitas! Confira as dicas Ouseuse de como cuidar de seus biquínis e maiôs
Os biquínis e maiôs (e até a sunga do seu marido ou filho) merecem cuidados especiais por serem peças que se desgastam com mais facilidade por conta da maresia, do protetor solar e também dos produtos químicos utilizados para tratamento de piscina, como o cloro.
Então, o que fazer para cuidar das peças de moda praia? Existem produtos específicos? O que fazer para que essas peças continuem sempre confortáveis e não percam a elasticidade e as cores da estação? Para responder as suas dúvidas, vamos repassar 10 dicas para você ter os devidos cuidados com seus biquinis e maiôs.
As roupas de praia costumam ter tecidos mais finos e sensíveis. Por isso é recomendado utilizar sabão neutro ou de coco para que elas durem muitas temporadas. O sabão para lavar roupas convencionais pode ser mais agressivo para esse tipo de vestimenta.
Mas atente-se a um detalhe: o sabão em barra e o líquido não são necessariamente neutros. Leia as instruções da embalagem para saber se é o produto correto. Não utilize sabão em pó, detergente ou água sanitária, mesmo que as roupas sejam brancas.
Se você entrou no mar ou na piscina, lave o biquíni ou maiô assim que possível. Não deixe para lavá-los dias depois de usá-los. A água do mar e o cloro, quando em contato com essas peças, podem ser muito prejudiciais.
Mesmo após entrar na água e ter ficado exposta ao sol, você deve lavá-lo logo após o uso, pois o bronzeador e o protetor solar podem causar manchas no tecido. A areia nas roupas de praia também ajuda a desgastar o tecido.
Para evitar que o tecido desbote, não deixe as peças de molho por muito tempo. Tire o excesso de água delicadamente após a lavagem e evite torcê-las. O ideal é lavar a peça a mão. Evite a máquina de lavar, mas se não houver outro jeito, utilize um saquinho de tecido protetor para evitar que a peça se danifique.
Outra dica para melhorar a durabilidade das suas peças é não lavar o maiô e o biquíni em água quente. Sabemos que pode ser mais prático lavar as peças na hora do banho, mas o calor da água do chuveiro contribuí para esticar o tecido e, portanto, pode danificar a peça.
É importante você observar as etiquetas do fabricante. Elas possuem informações muito úteis sobre o material de fabricação e dicas de lavagem que irão aumentar a durabilidade das peças.
As etiquetas contêm informações, por exemplo, se a peça pode ser lavada na máquina, bem como se você pode deixar de molho, se deve evitar produtos com cloro, se pode ser secado na secadora, entre outras. Os símbolos são bem fáceis de entender e intuitivos, caso a descrição não esteja completa.
O protetor solar e o bronzeador são obrigatórios entre os itens de praia ou piscina. No entanto, esses produtos podem manchar as roupas. Uma boa dica é passar o protetor solar antes de vestir a peça.
Quando for passar o bronzeador, tenha o cuidado para não encostar na roupa. Depois de entrar no mar, entre em uma ducha para retirar o sal, a areia nas peças e o excesso de produtos cremosos ou oleosos. Esses detalhes vão ajudar muito para que sua roupa de praia dure mais tempo.
Devido à ação do sol e à oxidação, as peças brancas podem ficar amareladas com o tempo. O uso de amaciantes e o suor do corpo também contribuem para que maiôs e biquinis brancos fiquem amarelados. Mas existem algumas opções para você branquear suas peças:
– Use bicarbonato de sódio e água morna, espere vinte minutos e enxague a peça em água fria.
– Outra opção é a pasta com vinagre de bicarbonato de sódio. Coloque a mistura na mancha e espere 40 minutos. Depois, enxague bem.
– Leve uma panela com água ao fogo, envolva o biquíni ou maiô em papel alumínio e coloque na panela. Quando a água ferver, tire a peça e deixe esfriar. Retire a água com cuidado e espere secar.
– Você pode também utilizar detergente com bicarbonato de sódio. Aplique um pouco de detergente somente sobre a mancha, esfregue e enxague. Após esse processo, deixe de molho por 30 minutos em água morna e bicarbonato de sódio. A proporção é de 2 litros de água para 5 colheres de bicarbonato.
Você deve ter cuidado ao se sentar em superfícies ásperas, que podem causar “bolinhas” na peça, além de esfolar, desfiar e até mesmo rasgar seu maiô ou biquíni. Para evitar esse tipo de problema, utilize sempre uma saída de praia e nunca saia apenas com as peças de banho.
Antes de guardar seu maiô ou biquíni, verifique se a peça não possui nenhuma umidade para que não haja risco de que o tecido mofe. A umidade pode levar à proliferação de fungos e, além de danificar a peça, pode causar doenças e alergias. Além disso, elas devem ser secadas à sombra e em um lugar ventilado.
Jamais utilize o ferro de passar roupa sobre as peças para retirar a umidade nas roupas de praia! O ferro danifica completamente o tecido e você terá que jogar a roupa fora. Mesmo que você utilize outro pano para proteger a peça, o ferro pode enfraquecer a adesão das fibras elásticas.
Após as peças estarem bem secas, coloque-as em saquinhos de TNT ou de organza. Para não deformar o bojo dos biquínis e dos maiôs, prefira guardá-los abertos. No caso dos biquínis de cortininha, tire os nós para não perderem a elasticidade. Também separe as peças por cores ou pelo tempo de uso.
E aí, gostou de saber melhor como cuidar dos seus maiôs e biquínis? Pois com essas dicas suas peças terão vida mais longa e sempre com cara de novas! Mas se você é daquelas que não resiste a uma novidade, lembre-se de que a Ouseuse possui uma linha praia maravilhosa! Para conferir, entre em nossa loja virtual.