Existem muitas coisas boas na vida, mas, com certeza, uma boa noite de sono está entre elas. Nada mais gostoso do que deitar, dormir e acordar com o corpo e a mente descansados. Pois, assim como fazer exercícios físicos ou tomar 2 litros de água por dia, um sono tranquilo deve ser um hábito a ser adquirido. Para convencê-la, confira quais são os benefícios de dormir bem.
O sono não serve apenas para o descanso do corpo e da mente. Durante esse período, o organismo promove funções de melhorias do corpo, como a restauração dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Ao dormir, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.
Por outro lado, dormir menos ou dormir mal, podem afetar de forma negativa o nosso organismo, como falta de disposição, dificuldade de foco e concentração e menor retenção de informações. Além disso, em longo prazo, aumenta o risco de doenças como diabetes e AVC.
A pandemia da Covid-19, infelizmente também prejudicou muito a qualidade do sono dos brasileiros. Pesquisa realizada pelo Instituto do Sono, por exemplo, mostra que 55% da população sentiu uma piora no sono com a pandemia. Mas, com esse artigo, você vai conferir não só os benefícios, mas também o que fazer para sempre dormir bem.
Dormir bem traz diversos benefícios à saúde, pois como fortalece o sistema imunológico, libera a produção de alguns hormônios (como a melatonina e o do crescimento) e consolida a memória. Outros pontos positivos:
– Ajuda na manutenção de um peso saudável;
– Diminui o risco do desenvolvimento de doenças como diabetes e problemas cardiovasculares;
– Diminui a frequência de doenças em geral;
– Reduz o estresse;
– Melhora o humor e a sociabilidade;
– Melhora a concentração, a atenção e o foco;
– Evita acidentes causados pelo cansaço;
– Evita o envelhecimento da pele e o aparecimento das olheiras;
– Aumentam as chances de se ter uma vida mais saudável, produtiva e mais longa.
Para você se beneficiar do hábito de dormir bem, a recomendação é ter entre 8 e 10 horas de sono por dia, sem interrupções. Mas a quantidade de horas de sono pode variar de acordo com a idade e as necessidades de desenvolvimento de seu corpo.
– Adultos: de 7 a 8 horas de sono de qualidade e em horários regulares por dia;
– Adolescentes: cerca de 8 a 10 horas diariamente;
– Crianças: de 9 a 13 horas de sono a cada dia;
– Bebês: de 12 a 16 horas por dia.
A adoção de alguns hábitos pode ajudar você a ter um bom sono. Vamos lá?
– Crie um ambiente favorável ao sono, com uma cama confortável, quarto escuro e silencioso.
– Finalize seu dia algumas horas antes de ir dormir: encerre o expediente do trabalho e procure relaxar durante 3 ou 2 horas antes de se deitar.
– Evite alimentos estimulantes antes de se deitar, como café, canela, pimenta e excesso de açúcar, pois eles podem prejudicar o sono.
– Evite atividades estimulantes antes do horário de dormir, como exercícios intensos, televisão ou celular.
– Mantenha um horário regular para ir dormir e para se levantar. A rotina auxilia em uma boa noite de sono e garante a quantidade de horas necessárias de descanso.
– Evite vícios como o cigarro e o álcool, pois essas substâncias podem prejudicar o sono (assim como a saúde em geral).
– Evite cochilos longos durante o dia, para que não interfiram em seu sono da noite.
– Faça meditação antes de dormir: essa é uma ótima opção para relaxar, diminuir o estresse e a ansiedade.
Importante: se mesmo com as indicações acima você ainda encontrar dificuldades para dormir bem, o ideal é buscar ajuda com um profissional da saúde, como um neurologista especializado nos distúrbios do sono.