A pandemia da Covid-19 mudou a sociedade. A preocupação com a saúde incorporou novos hábitos no dia a dia das pessoas, como lavar as mãos com frequência, usar máscara e o trabalho em home office. Mas além dos cuidados com a saúde, a pandemia transformou a maneira como encaramos a moda. O post de hoje vai tratar exatamente sobre isso: as mudanças ocorridas na moda por conta da pandemia.
Os principais impactos no consumo da moda, de acordo com a pesquisa Moda e Pandemia, realizada por estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS – Famecos, são a busca por roupas mais confortáveis e o aumento das compras online.
Você pode estar se perguntando porque é tão importante falar sobre isso. A moda está em todos os lugares do mundo e, se você trabalha com algum setor ligado à moda, como lingerie, moda praia e fitness, certamente precisa ficar atenta às mudanças que estão ocorrendo.
Desde o início da pandemia, as lojas físicas tiveram que ser fechadas em muitos momentos para conter o novo coronavírus. Sem dúvida, isso impactou diretamente os lojistas e os consumidores. Por um lado, os empresários viram suas lojas fechadas ou com poucos compradores. Por outro, os consumidores, com medo, buscaram alternativas mais seguras para suas compras.
O que se viu, dessa forma, foi um aumento significativo nas vendas online. De acordo com a Nuvemshop, plataforma de desenvolvimento de e-commerce, entre janeiro e março de 2021, o e-commerce de moda faturou cerca de R$ 134 milhões, um volume de 244% de crescimento em pedidos. Esses números são significativos e mostram, claramente, que o consumo online veio pra ficar.
A pandemia também aumentou o número de pessoas que passaram a trabalhar e/ou estudar no sistema home office. Se antes havia uma preocupação com o que vestir para trabalhar ou ir à faculdade, em casa, a prioridade passou a ser o conforto. O salto alto, o tailleur e o blazer foram deixados de lado. As roupas formais e justas não têm mais espaço na nova ordem mundial.
O que vale agora é uma peça bem confortável, que ajude a passar o dia em casa com muito mais liberdade. Isso não significa, no entanto, que as pessoas vão deixar a vaidade de lado. Já sabemos que trabalhar ou estudar em casa não é sinônimo de pijama e pantufa (apesar de ter por aí muitos modelos estilosos!). Afinal, com as videochamadas, é importante que, pelo menos da cintura pra cima, a pessoa esteja vestida adequadamente.
Essa mudança também ocorreu com a moda íntima! Sobre isso, confira o artigo Além de bonitos, calcinha e sutiã devem ser confortáveis, disponível aqui em nosso Blog.
Uma das mais importantes mudanças é em relação à sustentabilidade. O consumidor está cada vez mais consciente de que a indústria da moda utiliza de muitos recursos naturais. A preocupação em adquirir vestuários sustentáveis, portanto, já está no radar de muitas pessoas, principalmente os mais jovens.
As compras online, como já dito, vieram para ficar. Por isso mesmo, uma das probabilidades de recuperação dos negócios no pós-pandemia será o atendimento por aplicativos, como o próprio WhatsApp, além de provadores virtuais. Investir nesse setor, portanto, é um fundamental.
Mas a prioridade pelo conforto e a preocupação com roupas sustentáveis também devem permanecer no pós-pandemia. Por isso, se você é um lojista ou revendedor de roupas, e aqui entra a moda íntima, fique atento a essas mudanças. Para que seu negócio tenha vida longa, essas mudanças devem ser levadas a sério.